Um homem de quase 600 anos busca a ressurreição de sua amada, Janaína, ao longo da história do Brasil. Ele atravessa batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, passando pela resistência à ditadura militar até chegar a enfrentar a guerra pela água em 2096.
A marcante voz de Selton Mello conduz esta animação sobre a história do Brasil, uma crônica de um século que testemunha a evolução de uma nação. Combinando ficção científica e fantasia, esta obra-prima ganhou o prêmio de Melhor Longa-metragem no prestigiado Festival de Cinema de Animação de Annecy.