Uma mulher lê as cartas e reflexões filosóficas de um viajante pelo mundo, com imagens filmadas em Guiné-Bissau, Cabo Verde, Islândia, Paris, São Francisco e, acima de tudo, Tóquio: uma cidade cujos habitantes, ruas, shoppings e templos inspiram as observações do viajante.
Como descrever um filme tão indescritível? Sem Sol de Chris Marker é o cinema como fluxo de consciência, acompanhando a jornada de um herói invisível ao redor do mundo e da mente. Atualmente considerado uma obra-prima, é um filme que se liberta da forma documental e entra em um mundo próprio.