Depois de perder seu amigo e colega de trabalho para um ataque cardíaco repentino, o solitário catador de lixo Nikander está completamente sem rumo. Mas uma salvação improvável vem na forma de Ilona, uma caixa de supermercado com quem ele tenta um relacionamento romântico.
O primeiro filme da chamada “Trilogia do Proletariado” de Aki Kaurismäki, Shadows in Paradise criou a estrutura para o estilo singular do diretor. Pontuado com explosões de cores primárias, esta bela obra encontra um otimismo delicado em meio às ruínas de seus sonhos desfeitos.