Charlie é um pianista clássico que mudou de nome e agora toca jazz em um bar parisiense. Seus irmãos Richard e Chico estão com problemas com os mafiosos, e Charlie os ajuda a fugir. A partir desse momento, ele também se torna um alvo para os criminosos.
No segundo longa de François Truffaut, emblemático cineasta da Nouvelle Vague, o cantor francês Charles Aznavour interpreta um pianista que vira bandido. Filmado em preto e branco por Raoul Coutard e com uma trilha sonora requintada de George Delerue, esta é a ode do diretor ao film noir.