Após o casamento de sua filha, o apicultor Spyros segue sua viagem anual do norte ao sul da Grécia, junto com suas colmeias. No caminho, ele encontra uma jovem andarilha, com a qual estabelece uma relação incomum e autodestrutiva.
O segundo filme da “Trilogia do Silêncio” de Theo Angelopoulos, O Apicultor traça a viagem de um homem desencantado, magistralmente interpretado por Marcello Mastroianni. Imbuída de uma estranha calmaria, esta odisseia alegórica se aproxima do sublime com sua intensidade emocional e rigor visual.