Em Paris, três artistas sem um tostão, todos almas gêmeas, compartilham suas visões de mundo e histórias de amor enquanto tomam vinho. Marcel é um escritor sem sucesso com uma paixão por drama; Rodolfo, um pintor albanês sem visto de residência; e Schaunard, um compositor vanguardista de ruídos.
Vagamente baseado no romance de Henri Murger, o primeiro longa em francês de Aki Kaurismäki impõe um humor finlandês impassível no romantismo de Paris, filmado em preto e branco. Durante almoços frugais em bistrôs e vinho tinto barato, são feitas reflexões sobre as fraquezas das vidas dos artistas.