Krank é um cientista louco que rapta crianças e rouba seus sonhos para tentar inverter seu processo de envelhecimento. Quando os capangas de Krank raptam o irmão de One, um pescador e antigo homem forte do circo, ele parte numa viagem ao laboratório de Krank, acompanhado pela pequena órfã Miette.
O auge das fantasias grunge de Jeunet e Caro dos anos 90, Ladrão de Sonhos tem toda a extravagância sombria dos sonhos e contos de fadas que dão errado, totalmente diferente dos filmes feitos por Jeunet após a separação da dupla. Um marco da imaginação cinematográfica.