Benjamim e Valdemar formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem RG, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe Circo Esperança. Mas Benjamim acredita que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho.
Como diretor, co roteirista e protagonista, Selton Mello reinventa o filme de estrada com este sucesso de bilheteria elegante e profundo. Revelando a melancolia existencial por trás de um sorriso pintado, O Palhaço contempla a vida de ator e os fardos do legado familiar com um raro senso de humor.