Na Armênia do século XVIII, a vida do poeta e músico Sayat Nova se desenrola por meio de seus versos e de uma série de cenas estilizadas. Sua jornada o leva de humilde tecelão a menestrel real e, mais tarde, à vida monástica, concluindo-se com a invasão dos persas.
Imagens suntuosas e sobrenaturais saltam da tela no filme biográfico experimental de Parajanov sobre o grande poeta armênio Sayat-Nova. Através de uma série de cenas folclóricas, a abundância de poesia visual lírica e imagens religiosas levou à sua censura por parte das autoridades soviéticas.