Alejandro Jodorowsky nasceu em 1929 em uma cidade costeira do Chile. Em A Dança da Realidade, Jodorowsky reconstitui a aventura dos seus primeiros anos de vida naquela cidade, onde descobriu os fundamentos da realidade durante uma infância infeliz e alienada como parte de uma família desarraigada.
Após 23 anos de ausência, Jodorowsky voltou ao cinema com esta estreia da Quinzena dos Diretores: um musical realista dos tempos de guerra extremamente pessoal e idiossincrático. Uma autobiografia surrealista que abrange gerações, trata-se de um verdadeiro assunto de família.