Ihjãc, um índio Krahô de 15 anos do norte do Brasil, é convidado a organizar o banquete fúnebre em honra do pai para que seu espírito possa chegar à aldeia dos mortos. Negando seu dever tribal, ele parte para a cidade, onde enfrenta a realidade de ser indígena no Brasil contemporâneo.
Um sucesso nos festivais da dupla de diretores João Salaviza e Renée Nader Messora, Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos é um docudrama etnográfico imersivo. Tocando no tema desconcertante da adolescência, esta obra premiada nos faz ver o mundo urbanizado em que vivemos com outros olhos.