Uma esposa aristocrática contrata um desenhista para desenhar a propriedade do marido enquanto ele está fora, em troca de salário, alojamento, refeições e um favor sexual por desenho. À medida que o artista se envolve nesses esquemas desonestos, detalhes em sua arte que podem revelar um assassinato.
Um dos filmes mais agradáveis de Peter Greenaway, O Contrato do Amor é uma reviravolta estranha, diabólica e maliciosa na tradição britânica dos filmes de época. Um melodrama sexual misterioso feito com humor atrevido, com trilha sonora de Michael Nyman e filmado como uma bela pintura.