Um dos filmes indianos mais experimentais de todos os tempos, Char Adhyay, do diretor Kumar Shahani, é uma história comovente dos efeitos adversos do nacionalismo e patriotismo.
Baseado no último romance de Rabindranath Tagore e ambientado durante o renascimento bengalês dos anos 1930 e 1940, Char Adhyay narra delicadamente o impacto das ideologias políticas, principalmente do nacionalismo, na vida pessoal.