Uma praga está se espalhando pelo México do século XVI, e a Inquisição Espanhola está erradicando os judeus por acreditar que eles são a causa. No funeral do pai, um monge observa sua família praticando ritos fúnebres judeus. Ele os denuncia, levando a consequências devastadoras para toda a família.
Baseado em transcrições reais de julgamentos, o drama envolvente de Arturo Ripstein conta uma história chocante de perseguição judaica no México colonial. Em competição pela Palma de Ouro e um sucesso entre os críticos, Santo Ofício comunica a rejeição de Ripstein à intolerância de qualquer tipo.