Poucas horas depois de chegar em Auschwitz, Marta Weiss é selecionada para ser intérprete, enquanto sua família é morta. Ela testemunha a crueldade dos guardas e os assassinatos em massa da SS, trabalhando com outras prisioneiras na enfermaria enquanto esperam ser libertadas pelo Exército Vermelho.
Amplamente celebrado como “o pai de todos os filmes sobre Holocausto”, o filme notável da polonesa Wanda Jakubowska é baseado em suas experiências em Auschwitz, onde voltou para gravar logo em 1948. A resiliência resplandece neste belíssimo hino à solidariedade feminina nos tempos mais sombrios.