The Marshal's Two Executions
Dois pontos de vista diferentes da execução do ditador romeno dos tempos de guerra Ion Antonescu. De um lado, há a filmagem silenciosa gravada em 1946 pelo cinegrafista Ovidiu Gologan e, do outro, cenas de um filme biográfico realizado cinco décadas depois pelo diretor Sergiu Nicolaescu.
O pêndulo da ideologia oscila no curta de Radu Jude, inspirado na montagem dialética de Sergei Eisenstein. Entrelaçando imagens reais com uma recontagem fictícia de uma execução famosa, esta sessão visual do passado da Romênia aborda a cumplicidade do cinema em obscurecer as verdades históricas.