Iris é uma jovem tímida com uma vida monótona que trabalha numa fábrica de caixas de fósforos e vive com os pais negligentes. Ela sonha em encontrar o amor no salão de baile local. Mas ao descobrir que está grávida após uma aventura de uma noite, anos de raiva acumulada explodem numa crise chocante.
A última parte de sua Trilogia do Proletariado mostra Aki Kaurismäki em sua forma mais despojada. Um de seus melhores filmes, o realismo social sombrio logo se transforma em uma comédia de humor ácido, quando a protagonista oprimida de Kati Outinen se vinga de seus perseguidores implacáveis.