Uma mulher maltratada foge de seu padrasto cruel e se esconde em uma casa abandonada, onde um famoso romancista em uma crise de inspiração também busca refúgio. Eles se apaixonam; mas ele está noivo, e a noiva está prestes a chegar.
O mito grego de Pigmalião ganha um toque feminista nesta encantadora comédia romântica da cineasta rebelde do cinema mudo Alice Guy-Blaché. Com o mesmo tempo de tela para os protagonistas femininos e masculinos, A Órfã do Oceano é uma história de amor dinâmica com comentários sociais e de classe.