The Potemkinists
Em 1905, os marinheiros rebeldes do encouraçado Potemkin recebem asilo político na Romênia, um ato de desafio contra a Rússia. Em 2021, enquanto planeja uma obra de arte inspirada no evento, um escultor revela a verdade por trás dos elementos fictícios do Encouraçado Potemkin de Sergei Eisenstein.
Este curta de Radu Jude cita visualmente o clássico soviético de Sergei Eisenstein O Encouraçado Potemkin para analisar os paradoxos do presente. Sem rodeios, as reflexões cômicas e sombrias sobre cinema e memória expõem o absurdo da produção de arte sob autoridades burocráticas.