No drama slice of life de Vittorio De Sica, mais uma colaboração com o roteirista Cesare Zvattini, o amor perdura mesmo nos tempos de pobreza. Impulsionado por uma fé otimista no poder mobilizador da comunidade, O Teto contesta a diferença de riqueza com a solidariedade da classe trabalhadora.