Na expectativa de receber a herança de uma tia que faleceu recentemente, um americano leonino morando em Paris está confiante de que a sorte está do seu lado. Consequentemente, ele se endivida gastando o que ainda não tem, mas vai parar em maus lençóis quando sua sorte não se materializa.
O primeiro longa de Rohmer evoca a boemia parisiense dos anos 1950, ao mesmo tempo que revela as provações de um artista que enfrenta um mundo muitas vezes cruel. Produzido por Chabrol, este drama da Nouvelle Vague pode não ter sido um sucesso comercial, mas conquistou os corações dos cinéfilos.