Castella, um executivo pouco interessado em cultura, apaixona-se por “Bérénice” – uma peça a que assiste a contragosto – e pela atriz principal, Carla. Decidido a conquistá-la, ele tenta, de forma desajeitada, entrar no círculo artístico e intelectual que a cerca.
Agnès Jaoui, que coescreveu o roteiro com Jean-Pierre Bacri, analisa habilmente a insatisfação com a vida no interior da França em sua encantadora estreia como diretora. Como hamsters em uma roda, almas apaixonadas perseguem a ilusão da felicidade, com consequências tragicômicas.