Quando Sally descobre que o túmulo de seu avô foi vandalizado, ela sai para investigar com seu irmão e seus amigos. Depois de fazerem um desvio até a fazenda da família, eles descobrem que um canibal assassino mora na casa ao lado. Quando Leatherface começa a atacar, eles tentam de tudo para fugir.
O Vietnã mudou tudo para o filme de terror americano, forçando um ajuste de contas sísmico com a fragilidade dos sistemas de valores da nação. Cruelmente frio e repleto de humor mórbido, o clássico sombrio de Tobe Hooper marcou uma era, dando um golpe de marreta nos resquícios do verão do amor.