O prefeito socialista de uma vila francesa quer angariar fundos para construir uma mediateca, tendo suas esperanças depositadas nos investidores parisienses, e um campo rústico para o local. Infelizmente, esse campo tem um salgueiro de 100 anos e um possível salvador no professor de uma escola.
As esperanças e sonhos de um prefeito socialista informam esta comédia satírica de erros de Éric Rohmer. Uma sátira vividamente precisa da burocracia da cidade pequena — é reconfortante saber que Rohmer odeia isso tanto quanto nós! — que é divertida, assustadoramente política e curiosamente pessoal.