Nathalie dá aulas de filosofia em um colégio de Paris e sente orgulho de ensinar aos alunos o prazer de pensar. Quando seu marido anuncia, de repente, que quer se separar, ela precisa encarar essa liberdade inesperada e a necessidade de se reinventar.
Nessa profunda reflexão sobre personalidade e identidade, O Que Está Por Vir, de Mia Hansen-Løve, traz os prazeres da filosofia para a vida cotidiana. Em uma de suas atuações mais comoventes, Isabelle Huppert encarna com primor o conflito entre a vida privada e a identidade pública.