Julie perde sua filha e o marido compositor em um trágico acidente de carro. Agora sozinha, ela abandona sua antiga identidade e explora sua nova liberdade. Porém, descobre que está ligada a outros humanos, incluindo a amante do marido, cuja existência ela nunca suspeitou.
A Trilogia das Cores foi um sucesso do cinema de arte nos anos 1990. Vinte anos depois, os filmes são histórias complexas, emocionalmente ressonantes e visualmente encantadoras da Europa contemporânea. A primeira parte, A Liberdade é Azul, é uma história de morte e renascimento com Juliette Binoche.