Alegando um casamento não consumado, a esposa de Karol decide pedir o divórcio. Ele, um cabeleireiro polonês que vive na França, se vê obrigado a trocar Paris por sua Varsóvia natal depois de ser incriminado por ela. Para se vingar, Karol elabora um plano contra a ex-mulher.
Com momentos realistas, engraçados, sombrios e cômicos, é um filme quase impossível de categorizar. Estrelando Julie Delpy (que aparece em todos os filmes da Trilogia das Cores), Kieślowski oferece uma visão única do amor distorcido enquanto satiriza a divisão entre a Europa oriental e ocidental.