Jeanne Dandieu vive em uma casa senhorial com os pais e a empregada Rosalie. Pouco depois de conhecer Julien, um jovem bonito, eles se casam. Porém, a felicidade dela é encurtada quando descobre que além de ter se casado com ela por dinheiro, Julien também a trai.
Mais conhecido pelo seu trabalho como crítico de cinema, Alexandre Astruc também foi um cineasta talentoso. Uma Vida é uma adaptação fiel do principal romance de Guy de Maupassant, um drama de época que conta a história de vida de uma mulher corrompida pelas mentiras e infidelidade do marido.