Inverno de 1944. Na remota vila de Vermiglio, nos Alpes, a vida segue seus ritmos sazonais, até a chegada de Pietro, um desertor siciliano. Sua presença desperta um amor proibido na filha da professora, Lucia, e perturba a vila quando a guerra se aproxima do fim.
A neve esconde os segredos e os beijos furtivos, mas no drama histórico de Maura Delpero, os amantes são descobertos apesar de tudo e os rumores se espalham. A fotografia pictórica, herdeira da poesia íntima do neorrealismo, adorna essa história de inocência e resistência familiar.