Um pescador, Kishore, se casa com Basanti quando visita uma aldeia próxima. Após sua noite de núpcias, ela é sequestrada no rio. Quando é encontrada, ela tem amnésia – apesar de não se lembrar do nome de seu novo marido ou como ele é, ela se lembra do nome de seu vilarejo.
Ao mesmo tempo um núcleo de uma comunidade de pesca e uma metáfora para as suas dificuldades, o rio titular é uma fonte de beleza inenarrável na obra-prima de Ritwik Ghatak. Uma saga multigeracional que flui com os rituais da vida cotidiana, esta é uma das obras mais importantes do cinema bengalês.