Os santos e os malditos. A Renascença dos proxenetas, poetas e trapaceiros. Uma obra de resistência, a estreia vívida de Pasolini é frequentemente citada como o último dos filmes neorrealistas italianos. Direcionando seu olhar à vida dos pobres na cidade, Accattone desenterra o sagrado no profano.