1899. Dez anos após a abolição da escravatura no Brasil, três mulheres da família Soares ficam sem perspectivas na cidade de São Paulo. Outrora proprietária de plantações de café, a família está agora à beira da ruína e com dificuldades para se adaptar.
Os diretores Marco Dutra (As Boas Maneiras) e Caetano Gotardo (Seus Ossos e Seus Olhos) apresentam um melodrama majestoso que confronta de frente o legado da escravatura do Brasil. Os fantasmas do colonialismo permeiam este magnífico filme de época, fazendo perguntas pertinentes.