O relato de uma viagem ao longo do Rio Ganges, Índia, onde os residentes vão para tomar banho, trabalhar ou meditar. Este lugar sagrado é belamente descrito em uma série de pequenos retratos. O ciclo de vida e morte é vital para os indianos, o que se manifesta na forma como se despedem dos mortos.
O filme de estreia de Gianfranco Rosi é uma viagem observacional da vida ao longo das margens do Rio Ganges. Acompanhado pelo seu barqueiro Gopal, Rosi interage com residentes e turistas para formar um retrato poético de uma nação e sua cultura.