Um jovem carroceiro em Dakar é assaltado por uma série de passageiros desonestos. Quando sua carroça é confiscada pela polícia, ele perde não apenas seu meio de subsistência, mas também sua única reivindicação de auto-respeito em uma comunidade explorada e empobrecida.
Um retrato espirituoso, porém sem esperança, de um carroceiro com falta de sorte, Ousmane Sembène revela a disparidade econômica que assombra um Senegal recentemente independente. Conforme a carroça gira baixo o sol de Dakar, seu movimento incorpora o ciclo inescapável de vida, morte e pobreza.