Michel Simon faz uma das melhores atuações do cinema nesta sátira turbulenta dos modos e das boas intenções dos burgueses. Extremamente cômico, mas com conotações políticas agudas que permanecem relevantes hoje, Boudu, Salvo das Águas continua sendo uma das obras-primas supremas de Jean Renoir.