A Luz é a obra-prima de Souleymane Cissé (e um dos poucos filmes do diretor maliano. Um conto épico de mito e magia), mas também uma profunda alegoria política atual – realizada de maneira engenhosa e poética, e vencedora do Prêmio do Júri em Cannes em 1987.