Claire Denis marcou sua chegada com esta impressionante obra-prima semiautobiográfica. Protagonizado pelo queridinho do cinema de arte Isaach de Bankolé, Chocolat vê Denis exibir seu olhar característico para paisagens e fisicalidade masculina em meio à dinâmica de poder do colonialismo.