Devdas
Namoradinhos de infância, Devdas e Paro crescem juntos em uma pequena aldeia indiana em meio a uma relação de amor e ódio, que se fortalece e vira amor quando crescem.
Uma das obras literárias mais adaptadas no cinema indiano, o romance Devdas de Sarat Chandra Chattopadhyay é retratado fielmente neste filme de Bimal Roy. O diretor trata o trágico protagonista com grande empatia, tornando-o humano e oferecendo assim uma visão do seu amor autodestrutivo pela dor.