No hipotético país latino-americano Eldorado, o poeta e jornalista idealista e anarquista Paulo Martins luta contra o governador populista e o presidente conservador, apoiado pelas forças revolucionárias. Paulo fica dividido entre a loucura da elite e a submissão cega das massas.
Ganhador do Leopardo de Ouro em Locarno em 1968, o filme controverso e visualmente eletrizante de Glauber Rocha é uma obra-prima do movimento brasileiro Cinema Novo. Esta fábula política feroz visa a corrupção governamental e a desigualdade social enquanto capta a poesia impressionante da paisagem.