Os “Oms” são criaturas humanas, escravizadas no planeta Ygam: são os brinquedos dos habitantes nativos azuis gigantes “Draags”. Mantido como um animal de estimação desde a infância, o narrador Terr escapa de seu gigantesco sequestrador e começa a organizar uma revolta junto com seus colegas Oms.
A adorada fantasia de René Laloux é um tesouro para o gênero de ficção científica. As paisagens cósmicas povoadas por estranhas criaturas sobrenaturais – graças à distinta animação de recortes de Roland Topor – e a trilha sonora de jazz psicodélico resultam em algo de outro mundo.