Griet, de 17 anos, começa a trabalhar como criada na casa de Johannes Vermeer e logo atrai a atenção do pintor. Apesar da educação e posição social totalmente diferentes, Vermeer reconhece a compreensão intuitiva que a jovem tem de seu trabalho e a atrai para seu misterioso mundo de arte e paixão.