Após a morte da mãe, Toni é adotado por um casal na Suíça, mas suas doenças físicas e mentais o fazem ser expulso de casa. Vivendo na pobreza na Itália, ele encontra trabalho como operário até conhecer o escultor Mazzacurati, que o convence a pintar e o coloca no caminho da libertação.
Neste intenso filme biográfico sobre Antônio Ligabue, artista visionário e forasteiro problemático, as tempestades da doença mental e da criatividade artística se unem de forma poderosa. O ator Elio Germano interpreta de forma extremamente pura um marginalizado e difamado rebelde da arte moderna.