Ao lado de Roman Polanski e Krzysztof Kieślowski, o premiado Krzysztof Zanussi é um dos diretores poloneses mais importantes de sua geração. Esta história, inspirada pelo ato verídico de um padre, é uma observação incisiva do lugar de fé e da Igreja Católica durante a II Guerra Mundial na Polônia.