Os horrores do Holocausto são mostrados em preto e branco, por meio de documentos, filmes e fotografias encontrados em arquivos alemães, poloneses e franceses. As imagens dos campos agora vazios, filmadas em cores apenas dez anos após a libertação, mostram o que restou de Auschwitz.
Somente uma década após a libertação da França e o final da II Guerra Mundial, Alain Resnais (Hiroshima, Meu Amor) fez Noite e Neblina: seu curta documental mais aclamado. Um filme bastante poderoso, austero e surpreendente que mostra corajosamente as muitas atrocidades e horrores do Holocausto.