Ao longo de seis dias em junho de 2000, a cidade de Kisangani foi palco da violência letal entre os exércitos de Uganda e Ruanda. Desde então, as vítimas da guerra têm lutado por reconhecimento e indenização. Agora, elas fazem uma longa viagem pelo Rio Congo para buscar justiça em Kinshasa.
O primeiro filme congolês a ser selecionado para Cannes, Downstream to Kinshasha é um retrato causticante da resistência. Filmando sobreviventes da Guerra dos Seis Dias embarcando numa odisseia reparadora, Dieudo Hamadi monta um testemunho fascinante ao poder coletivo do espírito e da resistência.