One Way or Another
A professora de classe média Yolanda se apaixona pelo operário de fábrica Mario, mas a relação é desafiada por suas diferentes visões, valores e preconceitos. Quando a parcialidade de Yolanda se manifesta ao ensinar crianças desfavorecidas, o machismo de Mario é abalado pela independência dela.
As imagens e sons de Cuba pós-revolucionária ganham vida no longa da pioneira afro-cubana Sara Gómez. Juntando radicalmente o realismo documental com a ficção narrativa, opinião pública e agitprop feminista, One Way or Another é uma obra-prima inclassificável, recentemente restaurada.