Quando precisa entrar em contato com um oficial americano na capital francesa, o Sr. Hulot fica perplexo com a complexidade de uma Paris repleta de aparelhos. Ele se perde no labirinto de arquitetura moderna da cidade e perambula com alguns turistas americanos, acabando por causar muito caos.
Nesta ousada obra-prima, Jacques Tati leva sua crítica à conformidade social a uma escala majestosa. Construído ao longo de três anos, seu cenário colossal apresenta uma visão de Paris em vidro e concreto, na qual o tédio e o caos se fundem maravilhosamente em uma sinfonia própria da vida moderna.