Portuñol mergulha na cultura das regiões fronteiriças entre o Brasil e seus países vizinhos para explorar a gênese da América Latina. Uma viagem que vai do norte ao sul do país, eliminando barreiras físicas e desvendando os laços que conectam diferentes personagens.