Aos 12 anos, James Gillespie mora num bairro residencial de Glasgow durante a greve dos garis de 1973. Ele se torna cada vez mais retraído depois que seu amigo se afoga num canal. À medida que os sacos de lixo se amontoam e os ratos tomam conta do local, James passa a conviver com Kenny e Margaret.
A magnífica estreia impressionista de Lynne Ramsay conta uma história de amadurecimento marcada pelo seu distinto realismo social poético. Ambientado no contexto sombrio de Glasgow dos anos 1970, vemos o mundo através dos olhos de uma criança: belo, doloroso e cheio de um humor devastador.