Em uma noite de maio, sete anos atrás, Rafael foi raptado e espancado pela polícia. Ele fugiu sem olhar para trás – a partir daquele momento, foi como se aquela noite nunca tivesse acabado. Certa noite, em torno de uma fogueira, ele conta sua história para um estranho que passou por algo parecido.
Depois de ter codirigido Arábia, Affonso Uchôa apresenta Sete Anos em Maio, uma acusação intensa da violência policial. Seu novo filme ouve a história de uma vítima deslocada – uma experiência vivida, pessoal – com profunda compaixão. Um final devastador evoca a resistência perante a morte.